Passo 1. Remover todas as aves do pavilhão

Produza cada lote de aves de forma separada (revise o sistema tudo-dentro, tudo-fora). Isto significa que cada lote de aves da mesma idade e mesma proveniência deve entrar para o mesmo pavilhão no mesmo momento. No fim do período de produção, deve-se retirar todas as aves ao mesmo tempo, seguindo-se então a limpeza, desinfeção e vazio sanitário.

Passo 2. Limpeza seca – Remova o máximo de material orgânico possível

Esta etapa envolve a remoção do lixo visível (dentro e fora do pavilhão), sem a utilização de água. A etapa inicia com a remoção dos equipamentos possíveis de retirar do pavilhão e demais utensílios, como comedouros, bebedouros e lâmpadas de aquecimento ou outro tipo de aquecedores.
Coloque de molho o material retirado num tanque contendo solução detergente, no exterior do pavilhão. Suspenda o equipamento que não é possível remover do pavilhão.
Se existir muita poeira na cama e no exterior do pavilhão, humedeça a cama (de preferência com desinfetante) e a área exterior ao pavilhão para reduzir a produção de poeira. Limpe primeiro a parte externa do pavilhão (retire o lixo, corte o capim ou a relva e faça a poda das árvores).
Retire a cama e todo o lixo visível no interior do pavilhão, restos de ração e a sujidade impregnada nos equipamentos, paredes, vigas e cortinas, escovando, raspando e varrendo.
Queime todo o lixo que sai de dentro (como sacos de ração, papéis, etc.) e de fora do pavilhão. No final desta etapa, podem ser feitas reparações nas instalações e no equipamento, caso seja necessário.

Passo 3. Limpeza húmida – Mergulhe ou humedeça, lave, enxágue e seque

Este processo consiste na lavagem com solução detergente dos equipamentos, paredes, teto, vigas, redes, cortinas, muretas e piso. Humedeça todas as superfícies e equipamentos com solução detergente, de preferência quente, a 75° C, e deixe amolecer por duas a três horas. Limpe devidamente os drenos. Seguidamente, escove e lave com água à pressão para retirar toda a sujidade e eliminar restos de detergente, pois estes inibem a ação do desinfetante. Realize o processo sempre de cima para baixo e trabalhe de uma extremidade da instalação até à outra. Preste atenção principalmente aos cantos, rachaduras e outros lugares onde a sujidade possa estar aderida.

Passo 4. Desinfecção – Molhe as superfícies secas com solução desinfetante

Use um pulverizador de baixa pressão. Humedeça com solução desinfetante todas as superfícies a desinfetar. Durante a estação fria, aqueça o ambiente até pelo menos 20°C antes de proceder à desinfeção. Respeite as normas do fabricante do desinfetante em relação à diluição, volume a aplicar e tempo de contacto. Os equipamentos retirados deverão ser lavados, desinfetados, secos e remontados depois da desinfeção do pavilhão.